A Neon Pagamentos, empresa de inovação e tecnologia do setor financeiro (fintech), anunciou hoje (7) parceria com o Banco Votorantim para conseguir voltar a oferecer os serviços digitais.

“Com essa parceria, poderemos voltar a oferecer toda a experiência da Neon muito em breve: transferências, pagamentos, investimentos, cartões”, disse a empresa, no Twiiter.

Na última sexta-feira (4), foi anunciada a liquidação extrajudicial do Banco Neon, que tinha uma parceria com a Neon Pagamentos. A fintech, que precisa de uma parceria com um banco para operar, não foi liquidada pelo Banco Central (BC). As duas instituições, com o mesmo nome, tinham um acordo operacional, mas são empresas diferentes.

Com a liquidação do banco, os serviços oferecidos pela fintech foram afetados. A Neon disponibilizou um site com o status da volta do funcionamento dos serviços: http://www.neonpagamentos.com.br/atualizacoes/status/. A Neon Pagamentos e o Banco Neon usavam o mesmo site. Com a liquidação, o site da instituição financeira passou a ter apenas o aviso do BC sobre a liquidação extrajudicial.

Segundo o BC, a liquidação do banco foi decretada por “comprometimento da situação econômico-financeira, bem como a existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição”.

Segundo o BC, o Banco Neon, instituição financeira de pequeno porte, detém 0,0038% dos ativos do sistema bancário e está autorizado a operar como banco comercial. Possui apenas uma agência, localizada em Belo Horizonte.

O BC esclareceu que as irregularidades encontradas no Banco Neon não estão relacionadas com a abertura e movimentação de conta digital ou com a emissão de cartões pré-pagos, objeto de acordo operacional com a empresa Neon Pagamentos para estruturação de plataforma de banco digital integrada com a gestão de contas de pagamento.

Fonte: Economia EBC