SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Conhecido como o Oscar do universo das histórias quadrinhos, o Eisner Awards anunciou seus vencedores na noite desta sexta-feira (19), durante a 50ª edição da Comic-Con em San Diego, nos Estados Unidos, evento que segue até o domingo (21).
O americano Tom King, atual roteirista de Batman e um dos principais da DC Comics, foi coroado como o grande vencedor de 2019 e garantiu pelo segundo ano consecutivo o prêmio de melhor escritor pela série do homem-morcego, além de “Senhor Milagre”,  “Heroes in Crisis” e “Swamp Thing Winter Special”.
Ele também foi reconhecido na categoria de melhor história curta com “The Talk of the Saints”, melhor minisérie, com “Senhor Milagre” -feita ao lado de Mitch Gerads- e melhor republicação de álbum gráfico, com “Visão”. Gerads, parceiro de King, também foi premiado por seu trabalho como arte-finalista em “Senhor Milagre”.
Outro destaque da noite foi a HQ “Dias Gigantes”, de John Allison, Max Sarin eJulaa Madrigal, reconhecida como melhor série e melhor publicação de humor. 
“A Terrível Elizabeth Dumn contra os Diabos de Terno”, de Arabson Assis; “Pétalas”, de Gustavo Borges e Cris Peter e “The immortal Hulk”, com Joe Bennett e Ruy José foram os representantes brasileiros na premiação, mas não levaram nada.

MELHOR HISTÓRIA CURTA:
– Get Naked in Barcelona de Steven T. Seagle e Emei Olivia Burrell, em Get Naked (Image)
– The Ghastlygun Tinies de Matt Cohen e Marc Palm, em MAD magazine #4 (DC Comics)
– Here I Am de Shaun Tan em I Feel Machine (SelfMadeHero)
– Life During Interesting Times de Mike Dawson (The Nib)
– Supply Chains de Peter e Maria Hoey, em Coin-Op #7 (Coin-Op Books)
– The Talk of the Saints por Tom King e Jason Fabok, em Swamp Thing Winter Special (DC Comics)

MELHOR HISTÓRIA EM EDIÇÃO ÚNICA:
– Beneath the Dead Oak Tree, de Emily Carroll (ShortBox)
– Black Hammer: Cthu-Louise, de Jeff Lemire e Emi Lenox (Dark Horse)
– No Better Words, de Carolyn Nowak (Silver Sprocket)
– Peter Parker: The Spectacular Spider-Man #310, de Chip Zdarsky (Marvel)
– A Terrível Elizabeth Dumn contra os Diabos de Terno, de Arabson Assis (IHQ Studio/ Image)

MELHOR SÉRIE:
– Batman, de Tom King e vários artistas (DC Comics)
– Black Hammer: Age of Doom, de Jeff Lemire, Dean Ormston, e Rich Tommaso (Dark Horse)
– Gasolina, de Sean Mackiewicz e Niko Walter (Skybound/Image)
– Dias Gigantes, de John Allison, Max Sarin, e Julaa Madrigal (BOOM! Box)
– The Immortal Hulk, de Al Ewing, Joe Bennett, e Ruy José (Marvel)
– Fugitivos, de Rainbow Rowell e Kris Anka (Marvel)

MELHOR MINISÉRIE:
– Batman: Cavaleiro Branco, de Sean Murphy (DC Comics)
– Eternity Girl, de Magdalene Visaggio e Sonny Liew (Vertigo/DC Comics)
– Exit Stage Left: The Snagglepuss Chronicles, de Mark Russell, Mike Feehan, e Mark Morales (DC Comics)
– Senhor Milagre, de Tom King e Mitch Gerads (DC Comics)
– X-Men: Grand Design: Second Genesis, de Ed Piskor (Marvel)

MELHOR SÉRIE ESTREANTE:
– Bitter Root, de David Walker, Chuck Brown, e Sanford Green (Image)
– Crowded, de Christopher Sebela, Ro Stein, e Ted Brandt (Image)
– Gideon Falls, de Jeff Lemire e Andrea Sorrentino (Image)
– Isola, de Brenden Fletcher e Karl Kerschl (Image)
– Man-Eaters, de Chelsea Cain e Kate Niemczyk (Image)
– Skyward, de Joe Henderson e Lee Garbett (Image)

MELHOR PUBLICAÇÃO DE HUMOR:
– Get Naked, de Steven T. Seagle e vários artistas (Image)
– Dias Gigantes, de John Allison, Max Sarin, e Julia Madrigal (BOOM! Box)
– MAD magazine, editada por Bill Morrison (DC Comics)
– A Perfect Failure: Fanta Bukowski 3, de Noah Van Sciver (Fantagraphics)
– Woman World, de Aminder Dhaliwal (Drawn & Quarterly)

MELHOR NÃO-FICÇÃO:
– All the Answers: A Graphic Memoir, de Michael Kupperman (Gallery 13)
– All the Sad Songs, de Summer Pierre (Retrofit/Big Planet)
– Is This Guy For Real? The Unbelievable Andy Kaufman, de Box Brown (First Second)
– Monk! de Youssef Daoudi (First Second)
– One Dirty Tree, de Noah Van Sciver (Uncivilized Books)

MELHOR ROTEIRISTA:
– Alex de Campi por Bad Girls (Gallery 13) e Twisted Romance (Image)
– Tom King por Batman, Senhor Milagre, Heroes in Crisis e Swamp Thing Winter Special (DC Comics)
-Jeff Lemire por Black Hammer: Age of Doom, Doctor Star & the Kingdom of Lost Tomorrows e Quantum Age (Dark Horse); Descender, Gideon Falls e Royal City (Image)
– Mark Russell por Exit Stage Left: The Snagglepuss Chronicles, Green Lantern/Huckleberry Hound e Lex Luthor/Porky Pig (DC Comics); Lone Ranger (Dynamite)
– Kelly Thompson por Nancy Drew (Dynamite); Gaviã Arqueira, Jessica Jones, Mr. & Mrs. X, Rogue & Gambit, Fabulosos X-Men, Vingadores da Costa Oeste (Marvel)
– Chip Zdarsky por Peter Parker: The Spectacular Spider-Man, Marvel Two-in-One (Marvel)

MELHOR ROTEIRISTA/DESENHISTA:
– Sophie Campbell por Wet Moon (Oni)
– Nick Drnaso por Sabrina (Drawn & Quarterly)
– David Lapham por Lodger (Black Crown/IDW); Stray Bullets (Image)
– Nate Powell por Come Again (Top Shelf/IDW)
– Tony Sandoval por Watersnakes (Magnetic/Lion Forge)
– Jen Wang por The Prince and the Dressmaker (First Second)

MELHOR ARTE-FINALISTA:
– Matías Bergara por Coda (BOOM!)
– Mitch Gerads por Senhor Milagre (DC Comics)
– Karl Kerschl por Isola (Image)
Sonny Liew por Eternity Girl (Vertigo/DC Comics)
Sean Phillips por Kill or Be Killed e My Heroes Have Always Been Junkies (Image)
Yanick Paquette por Mulher Maravilha: Terra Um vol. 2 (DC Comics)

MELHOR CAPISTA:
– Jen Bartel por Blackbird (Image); Submerged (Vault)
– Nick Derington por Senhor Milagre (DC Comics)
– Karl Kerschl por Isola (Image)
– Joshua Middleton por capas variantes de Batgirl e Aquaman (DC Comics)
– Julian Tedesco por Gaviã Arqueira e A vida da Capitã Marvel (Marvel)

MELHOR COLORISTA:
– Jordie Bellaire por Batgirl e Batman (DC Comics); The Divided Earth (First Second); Days of Hate, Dead Hand Head Lopper e Redlands (Image); Shuri e Doutor Estranho (Marvel)
– Tamra Bonvillain por Alien 3 (Dark Horse); Batman e Patrulha do Destino (DC Comics); Moon Girl and Devil Dinosaur e Multiple Man (Marvel)
– Nathan Fairbairn por Batman, Batgirl, Aves de Rapina e Mulher Maravilha Terra Um vol. 2 (DC Comics); Die!Die!Die! (Image)
Matt Hollingsworth por Batman: Cavaleiro Branco (DC Comics): Seven to Eternity, Wytches (Image)
– Matt Wilson por Black Cloud, Paper Girls, The Wicked + The Divine (Image); O Poderoso Thor, Fugitivos (Marvel)

MELHOR LETRISTA:
– David Aja por Seeds (Berger Books/Dark Horse)
Jim Campbell por Dias Gigantes, Abbott, Alice: Dream to Dream, Black Badge, Clueless, Coda, Fence, Firefly, Grass Kings, Lumberjanes: The Infernal Compass, Low Road West e Sparrowhawk (BOOM); – Breathless, Calexit, Gravetrancers, Snap Flash Hustle, Survival Fetish e The Wilds (Black Mask); Angelic (Image); Wasted Space (Vault)
– Alex de Campi, Bad Girls (Gallery 13); Twisted Romance (Image)
– Jared Fletcher por Batman: Damned (DC Comics); The Gravediggers Union, Moonshine, Paper Girls e Southern Bastards (Image)
– Todd Klein por Black Hammer: Age of Doom e Neil Gaiman’s A Study in Emerald (Dark Horse); Batman: Cavaleiro Branco (DC Comics); Eternity Girl e Livros da Magia (Vertigo/DC Comics); The League of Extraordinary Gentlemen: The Tempest (Top Shelf/IDW)

MELHOR QUADRINHO DIGITAL:
– Aztec Empire, de Paul Guinan, Anina Bennett e David Hahn
– The Führer and the Tramp, de Sean McArdle, Jon Judy, e Dexter Wee
– The Journey, de Pablo Leon (Rewire)
– The Stone King, de Kel McDonald e Tyler Crook (comiXology Originals)
– Umami, by Ken Niimura (Panel Syndicate)

MELHOR WEBCOMIC:
– The Contradictions, de Sophie Yanow
– Lavender Jack, de Dan Schkade (WEBTOON)
– Let’s Play, de Mongie (WEBTOON)
– Lore Olympus, de Rachel Smythe, (WEBTOON)
– Tiger, Tiger, de Petra Erika Nordlund, (Hiveworks)-2019-em-san-diego