SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A ONG Adote um Gatinho promove neste domingo (7) a quinta edição do seu arraial felino, das 12h às 19h, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, na Vila Mariana, região sul de São Paulo.
Susan Yamamoto, uma das fundadoras da ONG, diz que a festa é muito importante para ajudar os 500 gatinhos que estão sob os cuidados dos voluntários atualmente. “As doações caíram muito por causa da economia atual e, para piorar, os valores dos veterinários subiram”, desabafa.
“Todo mundo pensa que é o bazar de Natal que nos dá um dinheirão no fim do ano, mas o arraial costuma ser mais lucrativo porque o custo dele é bem menor. Estamos esperançosos”, revela a gateira.
O evento terá músicas típicas, comidinhas vegetarianas e veganas –como cachorro-quente, pastel, caldinho de feijão, salgados, pipoca, bolo e milho–, além de bebidas como vinho quente e quentão.
Também haverá brincadeiras tradicionais de festas juninas (mas em versões felinas), como boca do gato, argola, pescaria e correio elegante.
O ponto alto da festa é, sem dúvida, a barraca do beijo. “A gente leva os nossos gatinhos especiais, neste ano vão somente os paraplégicos. É bom para eles serem vistos, para as pessoas entenderem que são fofos e precisam de um lar”, diz Susan.
Ela explica que os bichanos são sociáveis e ficam em um cercadinho, onde as pessoas podem entrar e tiras fotos com eles.
Produtos para gatos e humanos, como bebedouros, arranhadores, camisetas e ecobags, estarão à venda nas barracas da Adote um Gatinho e de 11 lojinhas parceiras.
A Adote um Gatinho existe há 16 anos e já resgatou e encontrou famílias para quase 13 mil bichanos.

5º ARRAIAL DO ADOTE UM GATINHO
Onde: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência – rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana, região sul de São Paulo
Quando: domingo (7), das 12h às 19h
Quanto: R$25 de entrada; crianças menores de 7 anos não pagam